All

Morro da Igreja, Urubici, Santa Catarina, Brasil

Duration: 5h

Distance: 5km

Difficulty: Moderada, pela extensão e trechos de subida e descida.

Condition: Alguns trechos encharcados (1a parte) e passagem por pedras (2a e 3a parte)

Elevation Gain: 209 m

Esta trilha faz o contorno do Morro da Igreja, em Urubici, SC, até o interior da Pedra Furada. Apresenta paisagens magníficas de cânions, montanhas e paredões. Localizada no Parque Nacional de São Joaquim, a trilha deve ser realizada com um guia local autorizado.

A Trilha

A trilha pode ser divida em três partes. Na primeira, caminha-se entres arbustos e por um terreno que pode ficar encharcado após períodos de chuva. A curiosidade deste trecho é que, além da bela vista da serra, o caminho é perfumado pelo aroma da vegetação.

A segunda parte apresenta alterna subidas e descidas e trechos com muitas pedras. Culmina com a chega num mirante e vista para cânions e para a Pedra Furada.

A terceira parte é a que dá acesso a Pedra Furada propriamente e também a que a apresenta o maior desafio. É um percurso de descida por pedras e também por trechos de mata fechada. Finaliza com a chegada a Pedra Furada, uma escultura natural em forma de janela, com aproximadamente 30 metros de circunferência.

Como chegar

Via Rodoviária: São dois os acessos rodoviários. O principal sai da capital (Florianópolis/SC) seguindo pela BR-282, sentido Lages/SC, na localidade de Santa Clara, município de Bom Retiro/SC. Daí vira-se à esquerda pela rodovia SC-438 (Serra do Panelão), e após 24 km chega-se ao município de Urubici/SC. Desse ponto até o parque são mais 27 km em estrada rural (sem pavimento), estrada geral do Morro da Igreja.

O guia pode ser contratado consultando os serviços de turismo na página da prefeitura de Urubici. Além de ser uma exigência do parque, o guia orienta nos trechos sem indicação na trilha, fica atento as mudanças repentinas do tempo na região e enriquece o passeio com conhecimentos do local.