Todos

» Cânion Itaimbezinho

Categoria: Trilhas

Cambará do Sul, Nordeste Rio-Grandense, Rio Grande do Sul, Brasil

Duração: 3h

Distância: 8km

Dificuldade: fácil

Orientação: fácil, trilhas demarcadas e com orientação

Ganho de Elevação: 14 m

O mais conhecido e visitado dos cânions do Parque Aparados da Serra, é uma atração acessível a todos. O acesso facilitado nas proximidades de Cambará do Sul (RS), sua sede bem estruturada e informativa e as trilhas bem demarcadas tornam o parque a escolha natural para maioria dos visitantes.

O nome de origem Tupi-Guarani traduz o cenário impressionante da região: Ita (pedra) e Aí'be (afiado). O relevo suave e ondulado do planalto abruptamente transforma-se em paredões de rocha, como se fossem aparados a faca. A altura dos paredões é de cerca de 700m e a extensão do cânion de aproximadamente 5.800m.

A paisagem de Mata Atlântica e Araucárias, é um refresco ao olhar. Na fauna, podem-se eventualmente observar papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim, leão-baio e mesmo a onça pintada.

O percurso destacado aqui contempla duas trilhas do parque. Ambas podem ser realizadas sem guia.

A primeira delas e mais curta, é a Trilha do Vértice. Seu trajeto pela borda do cânion, tem cerca de 1,4km de extensão e leva em torno de 1h. Ao chegar ao Mirante do Vértice do cânion, avista-se a beleza da Cascata das Andorinhas. Embaixo, o Rio do Boi flui vagarosamente em direção ao fundo do cânion, alimentado por outras cachoeiras. Entre elas, a do Véu de Noiva marca a paisagem a distância.

A Trilha do Cotovelo segue na direção contrária à do Vertice, partindo também das proximidades da Sede. Tem um percurso de cerca de 6,3km e aproximadamente 2h de duração. Segue por uma estrada em meio a vegetação até chegar a um mirante. A vista é excepcional.

O parque é aberto à visitação de quarta à domingo, das 9h00 às 17h00, sendo que a permanência em seu interior é permitida até uma hora após o fechamento da bilheteria.

A administração é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Telefones: (54) 3251.1277 / (54) 3251.1262, Email: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br

Como Chegar

O acesso é feito através da RS-020 ou BR-101, por Praia Grande/SC via Serra do Faxinal. A cidade mais próxima à unidade é Cambará do Sul, a cerca de 190 km de distância da capital Porto Alegre (RS).

Referências
  1. ICMBio - Parque Nacional de Aparados da Serra
  2. Serviço Geológico do Brasil - Cânion Itaimbezinho

Trilhas Relacionadas

Cânion Fortaleza

Perfil de Altura

Perfil de Altura

Mapa