Todos

» Trilha da Lagoinha do Leste

Categoria: Trilhas

Pântano do Sul, Florianópolis, Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Duração: 1h 15m

Distância: 2km

Dificuldade: média

Orientação: fácil, caminho bem demarcado, porém com pedras na descida

Ganho de Elevação: 193 m

O destino desta trilha é uma das mais belas e isoladas praias da ilha, a da Lagoinha do Leste. O caminho é muito bem demarcado e são poucas as chances de se perder. Mesmo assim, é necessário algum esforço para vencer o morro que dá acesso a praia. Este esforço já no meio da trilha é recompensado pela vista da praia do pântano do sul e uma parte da lagoinha em um mirante localizado no alto do morro. A descida conta com algumas pedras, mas nada que encomode, e leva à praia pelo costão direito. O caminho também dá passagem frequente aos surfistas, pelas ótimas ondas da praia.

O destaque na praia é pela exuberância da natureza: a beleza dos costões, as fragatas, gaivotas e outras aves, a lagoinha formada pelos córregos locais, a vista das ilha Moleques do Sul, a mata atlântica do parque e os mais de 1000m de extensão de areia.

Esta trilha permite algumas variações, de acordo com o espírito do trilheiro. Uma alternativa é realizar o retorno por barco, disponível principalmente durante a temporada de verão.

Outra dica é realizar a chegada pela trilha que vem pelo matadeiro, fazendo o retorno por esta. Pode assim, conhecer dois caminhos e evitar a subida do morro uma segunda vez.

Como Chegar

Do centro da cidade, seguir em direção ao sul da Ilha. Em direção ao Pântano do Sul na SC 406, o início da trilha fica na servidão Gercino Belarmino da Silva - atenção a entrada pois não há indicações na rodovia.

Perfil de Altura

Perfil de Altura

Mapa